domingo, 12 de agosto de 2012

Babas


Ingredientes

500g de farinha
250g de manteiga
125g de açúcar
30g de fermento de padeiro
3 ovos
1dl de leite morno

Calda

500g de açúcar
250ml de água
1 casca de limão
100ml de rum

Receheio

400ml de natas e 50g açúcar batido em chantily

Preparação

Massa

Peneirar a farinha para um recipiente
Noutro recipiente juntar o leite morno com o fermento até dissolver
Ir deitando a mistura leite-fermento sobre a massa, mexendo sempre até formar uma bola.
Fazer um corte em cruz na massa e deixe repousar 10 minutos.
Entretanto bater os ovos com o açúcar
Passados os 10 minutos do repouso, juntar os ovos e açúcar a massa e amassar muito bem.
Por fim, derreter a manteiga e junta-la (mas não quente) a massa, amassar tudo muito bem e deixar levedar durante 1 hora ou até ficar com o dobro do tamanho.
Untar e polvilhar as formas. Quando a massa estiver pronta distribui-la pelas formas e deixa-la repousar mais 15 minutos.
Colocar no forno, previamente aquecido, a 180ºC durante 25 minutos. Ir verificando a cozedura usando o método do palito.

Calda

Juntar os ingredientes todos num tacho e levar ao lume até obter ponto xarope.
Desenformar os babas, passa-los pela calda até que fiquem totalmente ensopados. Tentar não usar a calda a ferver, mas quente quando estiver a ensopar. Se o xarope começar a ganhar ponto pode ir juntando alguns pingos de água quente para desengrossar a calda e mantê-la mais fluida.
Corte uma cavidade circular no meio em cima, formando uma rodela, com cerca de 1,5cm de profundidade. Retire essa “tampa” e reserve.
Com um saco de pasteleiro (de preferencia com boquilha frisada) receheie a cavidade com chantily, de modo decorativo e saliente. (não tendo saco de pasteleiro, interessa colocar um pouco de chantily de modo decorativo a cobrir a cavidade aberta e a sair decorativamente da cavidade).

Como toque final, coloque a tampa sobre o chantily (sem fazer muita pressão, é para ser decorativo) e pode colocar também cereja em calda.

1 comentário: