terça-feira, 17 de julho de 2012

Bolo de Brigadeiro e Cocada de Brigadeiro


Massa de chocolate fôfo

5 Ovos
2 Chavenas de açúcar
½ Chávena de chocolate em pó
½ Chávena de óleo
1 Chávena de água quente
2 + ½ Chávenas de farinha com fermento

Separar as gemas das claras. Bater as gemas com o açúcar ate obter um creme claro. Juntar às gemas batidas a chávena de água quente, depois juntar o chocolate, o óleo, a farinha e mexer bem e de forma vigurosa entre cada adição de modo a ter uma massa homogénea. Bater as claras em castelo bem firmes e adiciona-las, por fim, à mistura.
Untar uma forma sem buraco com margarina e polvilha-la com farinha, adiciona-se a massa e leva-se ao forno previamente aquécido a uma temperatura e 150ºC. Verifica-se a cozedura usando a técnica do palito.

Enquanto o bolo coze pode se ir preparando o Recheio e a Cobertura

Recheio limão e baunilha

25g farinha
125g de açúcar
3 Gemas de ovo
½ de Leite
Sumo de 1 limão grande
1 Colher de sopa de baunilha


Num recipiente bater as gemas com o açúcar. Noutro recipiente misturar a baunilha com o leite. Junte a mistura leite e baunilha com as gemas e açúcar, adicione a farinha e mexer muito bem, até obter uma mistura homogénea. Colocar num tacho e levar ao lume brando, durante cerca de 10min mexendos sempre, até obter uma creme grosso e homogéneo. Quando estiver pronto juntar ao creme o sumo de limão, mexendo bem, até que este incorpore totalmente no creme. Deixar arrefecer um pouco.

Cobertura: creme de brigadeiro

1 Lata de leite condensado
1 Barra de chocolate de 200g
1 Pacote de natas
Pepitas de chocolate

Derreter o chocolate em banho-maria, quando tiver derretido, retirar do banho-maria e juntar-lhe o leite condensado e as natas, levar a mistura ao lume brando durante cerca de 5min mexendo sempre. Deixar amornar antes de usar. Guardar as pepitas.

Quando o bolo estiver pronto, deixar arrefecer, desenformar e depois cortar a meio. Rechear com o creme de limão e baunilha e depois cobrir com o creme de brigadeiro (em toda a volta). No final Polvilhar com as pepitas.

Nota 1: se se quiser uma massa mais húmida pode se pincelar a massa de ambas as metades com calda de açúcar.

Nota 2: Uma alternativa a este bolo é a Cocada de Brigadeiro
Faz-se exactamente da mesma maneira, mas em vez de usar as pepitas de chocolate usa-se coco ralado. Pode também por-se um pouco de coco ralado no recheio, mas no recheio é facultativo.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. se é! e é bom bom bom. O recheio é para para cortar um pouco o doce do chocolate todo. Parece um bocado trabalhoso, mas assusta mais do que realmente é, pois os tempos de realização são curtos.

      Eliminar